DIY significa “Do it yourself”, ou “Faça você mesmo”. Mas nada daqueles casaquinhos de fuxico que sua vó te ensinava a fazer. A moda que anda pegando nos blogs estrangeiros trazem passo-a-passo e customizações que não exigem quase nenhum trabalho, apenas a boa e velha força de vontade. Trarei aqui de vez em quando algumas ideias importadas dos 11 melhores blogs de DIY do mundo, segundo o Dismount Creative.
Essas são aquelas pulseirinhas de Macramê que andam virando moda aqui em Salvador, e pelo visto no resto do mundo também. E é bem mais simples de fazer do que se pensa.
Tudo o que você precisa para fazê-las é:
- 4 metros de cordão chinês para artesanato, de 0.5mm
- Um aro de metal, ou um pingente com dois aros
- Uma agulha
- Uma tesoura
- Um alicate e um isqueiro (opcional, mas facilita bastante)
Comece cortando o cordão em dois de 30 polegadas, dois de 20 polegadas e um de 10 polegadas. Dobre o pedaço de 20 polegadas pela metade, puxe o laço através do anel, dobre-o dentro do anel e puxe o resto do cordão através do laço. Repita o passo do outro lado do anel. Essa será a base da pulseira, deixe-a reta.
Ponha o cordão de 30 polegadas sob as duas vertentes do meio. Dobre o cordão direito sobre os fios do meio e sob o da esquerda. Puxe o fio esquerdo sobre os da direita e do meio e através da trança pelo lado direito.
Puxe totalmente e empurre-o para cima.
Conclua a segunda metade da trança, dobrando o fio da esquerda sobre os fios do meio e sob o cordão direito. Puxe o cordão direito sob os fios da esquerda e do meio, e através da trança do lado esquerdo.
Puxe firmemente e repita os passos. Esquerda, direita, esquerda direita... Continue atando até que o comprimento desejado seja alcançado. Mas lembre-se que o fecho vai ocupar cerca de meia polegada.
Para finalizar a trança, passe um dos fios na agulha e costure o centro dos nós para cima, na parte traseira. O alicate ajudará a puxar a agulha através dos nós apertados.
Faça o mesmo com a outra corda.
Depois de costurar ambas as cordas, corte o excesso. Derreta as pontas com um isqueiro para evitar que ela descosture. Faça o mesmo com a outra ponta.
Para fazer um fecho que desliza, faça um círculo com a pulseira e sobreponha os lados. Use fita adesiva para segurar os lados temporariamente enquanto você costura.
Pegue o cordão de 10 polegadas e coloque-o no meio das cordas. Comece amarrando os nós quadrados da mesma maneira que a pulseira foi feita.
Pare quando a trança atingir cerca de meia polegada, e costure os cabos na parte de trás do fecho. Remova as fitas adesivas.
Os dois pares de fios do meio são agora os laços ajustáveis da pulseira. Ajuste para caber o pulso e amarre cada exremidade em nós. Corte fora o excesso.
Suas pulseiras estão finalizadas!